Link permanente para este artigo: http://saudealegria.com.br/site/?page_id=72
1998 - Fundação
Após atuar três anos consecutivos como voluntário em festas infantis, realizadas no dia das crianças e Natal em uma instituição religiosa, o então auxiliar de escritório Maurício Antônio do Nascimento convidou duas amigas (Regina Carvalho e Cecília Bispo) para formarem um grupo fixo que atuaria semanalmente com recreação voluntária em creches e orfanatos, criando-se assim …
1999 - Registro Jurídico
Em 1999 o grupo Saúde & Alegria organizou toda sua documentação jurídica e tornou-se uma associação sem fins lucrativos, denominada Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar. Maurício Antônio do Nascimento, que era o líder do grupo, formalizou-se como presidente da associação. Neste período a associação iniciou o processo de ampliação da sua equipe, aumentando seu …
2000 - Criação do Site
No início do ano 2000 a Associação Saúde & Alegria adquiriu o seu site por meio da doação da Srta. Patrícia Paiva, que nesta época era colaboradora da Cultura On Line, empresa esta onde o site foi inicialmente hospedado.
2001 - Primeiro Patrocinador
Utilizando a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a Associação Saúde & Alegria conseguiu patrocínio de um ano junto à empresa Brasil Telecom S/A, promovendo assim sua consolidação estrutural e a ampliação do seu atendimento para mais dois hospitais (Hospital da Criança e Hospital Geral de Goiânia). A extensão de atendimento foi interrompida com o …
2002 – Seleção e Capacitação
Até março/2002 os novos recreadores desta associação aprendiam o ofício recreativo na prática, sob supervisão do presidente da associação. Em abril de 2002 a Associação Saúde & Alegria aprimorou o seu processo de capacitação, isso por meio do Curso Básico Para Recreador Hospitalar, desenvolvido pela própria associação. A primeira edição do referido curso realizou-se na …
2003 - Introdução dos Recursos Humanos
A Associação Saúde & Alegria implantou em julho/2003 a sua primeira equipe de Recursos Humanos, coordenada pela psicóloga Dra. Cidinha com auxílio das também psicólogas Dra. Marina e Dra. Eliane. O objetivo principal desta equipe era promover o bem-estar e o comprometimento da equipe.
2004 - Sede muda de endereço
Com o objetivo de proporcionar maior conforto e privacidade aos seus voluntários, além de unificar num mesmo local todas as suas atividades, a Assoc. Saúde & Alegria alugou um apartamento no Ed. Anchieta, em frente ao Hospital Araújo Jorge, que é o mesmo edifício que emprestava seu espaço de convivência para a associação realizar sua …
2005 - Primeiro contato com Dr. Patch Adams
Dr. Patch Adams, que é um dos pioneiros mundiais do trabalho de recreação hospitalar, esteve em Goiânia/GO no dia 16/06/05 para uma palestra no Centro de Convenções. Nesta oportunidade, Dr. Leozinho Castello teve a honra de registrar este encontro tão significativo para a Associação Saúde & Alegria.
2006 - Título de Utilidade Pública
Em decorrência das suas atividades assistencialistas, a Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar conquistou o título de Utilidade Pública.
2007 - Parceria com Noivas
No DIA INTERNACIONAL DA MULHER a Associação Saúde & Alegria decidiu homenagear as senhoras internas no hospital presenteando-as com flores naturais. Porém, como esta instituição não possuía recursos financeiros para aquisição do referido material, passou a procurar as noivas que se casam na data anterior aos seus eventos para solicitar-lhes em caráter de doação as …
2008 - Crescimento da Equipe
Em decorrência do aumento no número de participantes na Assoc. Saúde & Alegria, esta instituição passou a visitar de forma simultânea todos os pacientes internos nas 6 alas do Hospital Araújo Jorge: Enfermarias do SUS (andar térreo); UTI (1º andar); Apartamentos (2º andar); Enfermarias de convênio (3º andar); Pediatria (4º andar); Emergência (prédio anexo);
2009 – 1ª Edição do Espetáculo LUZES DA VIDA
Em dezembro/2009 já era uma tradição a festa de final de ano organizada pela Associação Saúde & Alegria, destinada aos seus recreadores e convidados. Porém, neste ano foram formatadas as apresentações que aconteceram em festas anteriores, formando assim o Espetáculo Luzes da Vida, que é a apresentação do Projeto Saúde & Alegria para o ano posterior.
2010 – 1ª Grande Exposição Fotográfica
Em setembro/2000 a Associação Saúde & Alegria realizou sua primeira exposição fotográfica, realizada na CAIXA Econômica (Ag. Flamboyant), porém, foi no ano de 2010 que esta instituição conseguiu realizar uma exposição fotográfica mais expressiva. Essa segunda edição também foi executada no Shopping Flamboyant, só que desta vez num corredor de acesso ao público, o que …
2011 - Criação do Blog
Com o objetivo de ampliar seus canais de marketing, a Associação Saúde & Alegria criou o blog leozinhocastello.blogspot.com. O objetivo inicial era que este blog tivesse seu endereço eletrônico vinculado ao nome da Associação Saúde & Alegria, porém, como este nome já está sendo utilizado por outra instituição, foi colocado o nome do seu presidente.
2012 – Abertura Da Campanha Da Fraternidade
A Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar foi convidada a participar da abertura da CAMPANHA DA FRATERNIDADE/2012, que teve como tema FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA. Este evento aconteceu no Auditório do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, onde estavam presentes: profissionais de saúde, religiosos, políticos e voluntários de associações diversas. Na ocasião, nossos recreadores …
2013 – Comemoração Dos 15 Anos Da Assoc. Saúde & Alegria
Os recreadores da Associação Saúde & Alegria prepararam uma festa em comemoração aos 15 anos da Associação Saúde & Alegria. Os homenageados da noite foram Dr. Leozinho Castello e Dra. Tia Nina, que são os fundadores desta instituição. Para homenageá-los, inúmeros recreadores gravaram depoimentos em DVD, que foram reproduzidos num telão durante o evento. Para …
2014 - Implantação de Reuniões Periódicas da Diretoria do S&A
No dia 23.03.14 implantou-se o programa de reuniões periódicas da Diretoria da Assoc. Saúde & Algria Animação Hospitalar. Nesta ocasião foi acordado o cronograma de reuniões da Diretoria e as funções de cada administrador.